¿Quieres recibir una notificación por email cada vez que Star.med.br escriba una noticia?
Em um momento de restrições e isolamentos, o cuidado com os pacientes apresenta novos desafios. Neste caminho, a Telemedicina está revolucionando o atendimento médico e reduzindo significativamente o impacto do coronavírus
Em um momento de restrições e isolamentos, o cuidado com os pacientes apresenta novos desafios. Neste caminho, a Telemedicina está revolucionando o atendimento médico e reduzindo significativamente o impacto do coronavírus.
Dois artigos, publicados na revista Telemedicine and e-Health, destacaram a eficácia do uso da Telemedicina para controle da proliferação do Covid-19 e no apoio ao atendimento relacionado à saúde mental dos pacientes.
Covid-19
Atendimento especializado por Telemedicina em casos leves do novo Coronavírus
O primeiro estudo de caso, Implications for Online Management: Two Cases with COVID-19, apresenta a utilização de formulários e monitoramentos digitais de pacientes em observação para tratar casos leves do coronavírus. Ou seja, por medidas de quarentena, o paciente que apresenta sintomas leves é tratado remotamente em casa. Este método foi desenvolvido por pesquisadores em Wuhan, na China. Aliás, se mostrou muito útil para aliviar a escassez de recursos médicos.
Ainda no artigo apresentado pela Telemedicine and e-Health, seu editor-chefe, Charles Doarn, afirmou: “Entre o final de 2019 e início de 2020, Wuhan já começava a atender pacientes remotamente pelo que acabara sendo conhecido como Covid-19. Enquanto a pandemia atingira todo o mundo, esse grupo de pesquisadores na China implementou o atendimento médico com auxílio da Telemedicina.” Por fim, conclui que: “Tais ferramentas se mostraram muito úteis e devem ser enxergadas como um exemplo eficaz a ser seguido.”
Telemedicina
Continue lendo no artigo: Telemedicina contra a pandemia do Covid-19
Leia também:
Tudo sobre Telemedicina: o que é, como funciona e muito mais