Globedia.com

×

Error de autenticación

Ha habido un problema a la hora de conectarse a la red social. Por favor intentalo de nuevo

Si el problema persiste, nos lo puedes decir AQUÍ

×
×
Recibir alertas

¿Quieres recibir una notificación por email cada vez que Mundociclismouci escriba una noticia?

Fundada a Federação Brasiliense de Mountain Bike

11/03/2011 23:43 0 Comentarios Lectura: ( palabras)

Fundada a Federação Brasiliense de Mountain Bike11/03/2011       Mais uma federação estadual de Mountain Bike é fundada, desta vez, no Distrito Federal, mostrando que o movimento pró Mountain Bike está ganhando força a cada dia em todo país, seguindo a tendência mundial.

Atualmente o Brasil é o quinto maior mercado de bicicleta do mundo. Com aproximadamente 45 milhões de ciclistas, contamos com um mercado aquecido e inúmeros eventos espalhados por todo o país, de todos os segmentos. Porém, mesmo com todos estes números promissores, o universo das bicicletas enfrenta uma série de problemas seja na área do transporte, turismo, esporte ou lazer.Falemos do esporte que é nosso foco. Uma problemática latente do ciclismo é que ele é uma das únicas modalidades olímpicas que não apresenta centro de treinamento ou seleção permanente, verba destinada pelo COB à CBC para esta finalidade. Poderíamos citar inúmeras disfunções e descasos no esporte, mas iremos nos ater a somente um: a generalização que não consegue atender a demanda.Vamos exemplificar: Hoje, quando se está com um problema no estomago, você busca o auxílio de um gastro, um especialista e não de um clínico geral. Por mais que você pergunte o que isto tem a ver com o nosso esporte, tem tudo a ver. Atualmente o ciclismo é administrado, de modo geral (nas três especialidades: ciclismo de estrada e pista, mountain bike e bicicross), por somente uma entidade generalista, a qual, com o passar dos anos, não consegue mais suprir a demanda.Quem conhece um pouco do esporte sabe bem do que falamos, hoje, as modalidades do mountain bike e do bicicross contam somente com as sobras do ciclismo de estrada e pista, não havendo planejamento voltado às especialidades e tampouco formação de atletas a nível internacional, sobrevivendo graças à dedicação de organizadores de eventos independentes e a paixão de atletas que continuam a promover e fomentar o esporte.E isto não ocorre só no Brasil, e sim em todo o mundo. Buscando a especialização para atender a demanda, as entidades de administração desportivas vêm se segmentando em três grandes áreas: Ciclismo (estrada e pista), Mountain Bike e Bicicross. No ano passado foi a vez da Espanha passar pela segmentação. Em 2006 foi a Argentina, e outros tantos exemplos podem ser dados de casos de segmentação de sucesso, inclusive reconhecidas pela UCI.No Brasil não é diferente, em 2009, a CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike foi fundada com o intuito de prover os atletas, organizadores e demais envolvidos com as bicicletas uma nova opção e, desde então, vem reunindo cada vez mais atletas e filiando federações estaduais de Mountain Bike por todo o país, que estão surgindo com o ideal de fortalecer o MTB nacional. Desta vez foi a Federação Brasiliense de Mountain Bike – FBMTB que se uniu a luta.

A Federação fundada no Distrito Federal representa uma grande conquista para o mountain bike brasileiro e, sem dúvidas, alavancará muito a segmentação do universo ciclístico brasileiro por estar no coração político de nosso país.Fundada exclusivamente por praticantes de mountain bike e, presidida em seu primeiro quadriênio pelo Sr. Camilo Linhares de Sousa, aficionado pelo MTB e há mais de 12 anos atuando no mercado de bicicletas, a FBMTB levará ao Distrito Federal os padrões e normas da CBMTB, com um novo modelo de gestão do esporte focado no mountain bike, feito de bikers para bikers.

-Foto: Camilo Linhares, presidente da Federação Brasiliense de Mountain Bike

"Fundei a Federação  porque em Brasília, como nos outros estados, o  MTB  está largado,   jogado às traças.  Então resolvi fazer um pouco pelo MTB de Brasília e fortalecer  os atletas e eventos da região em nível nacional. Quero pro MTB de Brasília uma nova chance e, se Deus quiser e com apoio da CBMTB, vamos conseguir. Abraços a todos!" – Afirmou Camilo.A federação Brasiliense de Mountain Bike realizará, já neste ano, seu primeiro Campeonato Estadual da modalidade maratona, com a tradicional prova internacional "70Km de Brasília", no dia 15/05. O evento está indo para sua 8ª edição e, neste ano, será válido como Campeonato Brasiliense de MTB Maratona 2011, abrindo o ranking brasiliense de MTB.Nos próximos dias haverá mais informações sobre a fundação da entidade e suas atividades disponíveis no portal da federação dentro do site da CBMTB, que pode ser acessado através do link:  Fonte: FBMTB

http://www.paybox.me/r/mundociclismouci

http://www.mundociclismouci.com Juegos Deportivos Panamericanos Guadalajara México 2011


Sobre esta noticia

Autor:
Mundociclismouci (5176 noticias)
Fuente:
mundociclismouci.com
Visitas:
2962
Tipo:
Reportaje
Licencia:
Distribución gratuita
¿Problemas con esta noticia?
×
Denunciar esta noticia por

Denunciar

Comentarios

Aún no hay comentarios en esta noticia.