¿Quieres recibir una notificación por email cada vez que Star.med.br escriba una noticia?
Talvez você nem tenha notado, mas se fez algum exame de ressonância ou tomografia recentemente é possível que seu médico tenha lhe indicado um centro diagnóstico que trabalhe com diagnóstico radiológico a distância
Talvez você nem tenha notado, mas se fez algum exame de ressonância ou tomografia recentemente é possível que seu médico tenha lhe indicado um centro diagnóstico que trabalhe com diagnóstico radiológico a distância. E se você morar fora dos grandes centros urbanos, então a probabilidade de isso ter ocorrido é ainda maior.
O modelo de trabalho se chama telerradiologia (umas das subáreas da telemedicina) e, apesar de não ser tão novo, ainda promete impactar o setor de saúde no Brasil. Por ele, radiologistas trabalham a distância junto a clínicas e hospitais em todo o país, interpretando e emitindo suas opiniões como se estivessem no local.
Nos Estados Unidos esse formato já representa mais de 70% dos laudos emitidos. No Brasil, enquanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) ainda condena a realização de consultas à distância se o médico assistente não tiver uma relação prévia com seu paciente, o trabalho remoto em radiologia já foi aprovado há algum tempo e atualmente é regulamentado pela Resolução CFM n° 2107/2014.
Como está mudando sua vida
A questão é que a telerradiologia em nosso país ainda é vista com desconfiança por alguns gestores e médicos, mas empresas como a STAR Telerradiologia estão mudando esse cenário.
Continue lendo sobre neste artigo: Entenda como a telemedicina está mudando a sua vida
Leia também:
Tudo sobre Telemedicina: o que é, como funciona e muito mais